Depoimentos sobre Elias Borges


Elias Borges é um profundo conhecedor da música brasileira e de seu mais popular instrumento: o violão. Sua experiência de muitos anos como professor e músico profissional resultou num método de ensino eficiente e ao mesmo tempo acessível a todos que estejam interessados em se aprofundar na técnica violonística aplicada ao repertório popular. E que passa agora a estar disponível não só para seus privilegiados alunos (como eu fui), mas também para o público em geral, através da publicação da Revista Cordas e Acordes.


Bruno Mangueira



Elias foi uma grande inspiração para mim por várias razões. É um grande músico, uma grande pessoa e sempre que eu perguntava alguma coisa sobre o violão ou sobre música ele me respondia com tanta atenção, paciência e respeito pelo músico iniciante que eu sempre me senti encorajado a continuar a seguir o meu sonho de um dia ser músico também. Muito obrigado.


Heitor TP



Aprender a voar permeia o sonho de cada menino ou menina, quando roda o pião, o teco na bola de gude, a boneca, brincadeira de casinha, amarelinha e principalmente soltando pipas. Mas o verdadeiro vôo, aquele que nos faz viajar sem sair do lugar, está nos livros, no circo, nas artes visuais, teatrais, está na música, está no coração do mestre. E o coração do mestre Elias Borges tem amor para distribuir com toda criança, mesmo aquelas que já estão grandinhas.

No seu, "Cordas e Acordes", Elias nos doa todo o conhecimento adquirido pelos anos de estrada, advindos de seu talento nato para esmiuçar cada detalhe técnico e tornar fácil a possibilidade não só de tocar, mas a de solar o mais brasileiro dos instrumentos, sua majestade "O violão". Sorte a minha que tive a oportunidade de conviver e de até fazer dupla com esse maravilhoso músico. Fruto dessa convivência, conheci de perto, antes de virar livro, as ideia do autor, quando ainda nem eram invenções.

Não aprendi a tocar com ele, mas cresci muito meu jeito de tocar, porque a missão do Mestre Elias Borges é a de dar asas a todos nós, para que possamos voar.

"No calor do seu carinho Mestre, somos todos meninos passarinhos"


Carlos Papel



Mestre Elias Borges, é magnífico o som que você, habilmente, extrai do violão. A linha melódica (respeitada) é sempre bem definida e bem sustentada por baixos e acordes de delicada sonoridade. A harmonia é linda .Agradeço a oportunidade de poder ouvi-lo. Efusivos parabéns.


José Pantoja



Rock, jazz, flamenco e blues possuem obras belíssimas! Mas, ressalte-se, muitos clássicos na nossa MPB - nos mais diversos estilos, tais como chorinho, samba, maracatu, frevo etc. - nada ficam a dever em beleza e virtuosismo ao que se faz em outros países. Cumpre às pessoas cultas e aos grandes instrumentistas de nosso país - como o Mestre Elias Borges - divulgar aos mais jovens e ao público em geral essas pérolas da música brasileira!


André Veras


Com mais de 40 anos de estrada, músico, violonista e professor, aprendendo e ensinando música
[leia mais...]